Sobre a Pesquisa
Pesquisa dirigida ao Projeto de Iniciação Científica atrelado ao Departamento de Análise Crítica e Histórica da Arquitetura e Urbanismo do curso de graduação da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais.
sofia.silveira.s@gmail.com
Sophia Freire Corteletti, como voluntária ICV-CNPq (Edital 02/2021).
sophiafreirecorteletti@gmail.com
A ARQUITETURA MODERNA À LUZ DO VITRAL:
Sobrevivências Históricas e Reinvenções Brasileiras.
RESUMO:
O objetivo desta pesquisa é a construção de um acervo e a análise de vitrais presentes em diversos contextos da arquitetura, tendo como foco o Modernismo Brasileiro. O trabalho introduz uma lista de referências, nacionais e internacionais, para fins de entendimento e contextualização do estudo, a partir das quais uma investigação foi feita para a melhor compreensão sobre a presença do sistema dos vitrais e suas influências na arquitetura brasileira. Para isso, classificamos o gênero dos vitrais em suas respectivas edificações de diferentes épocas, cidades e arquitetos, possibilitando-nos, assim, a realização de análises iconográficas e históricas mais profundas. A pesquisa estende-se, também, ao caráter exploratório, tendo sido realizadas diversas visitas à um ateliê de produção e restauração de vitrais na cidade de Belo Horizonte. Ademais, criou-se uma linha do tempo englobando as referências encontradas desde o século X até os presentes dias. Como resultado da investigação, destacam-se as mudanças e as permanências na prática e na presença dos vitrais ao longo do tempo, compreendendo sua funcionalidade no Modernismo Brasileiro. Por fim, redigimos uma monografia sobre o tema e criamos este blog onde estão reunidas, de forma dinâmica e ilustrativa, o conteúdo da pesquisa.
Palavras-chave: Arquitetura; Modernismo Brasileiro; Vitrais; Iconografia; Linha do Tempo;
MODERN ARCHITECTURE IN THE LIGHT OF STAINED GLASS:
Historical Survivals and Brazilian Reinventions.
ABSTRACT:
The aim of this research is to build an archive of stained glass present in several architectural contexts, focusing on Brazilian Modernism. The work introduces a list of references, national and international, for the purpose of understanding and contextualizing the study, from which an investigation was made to better understand the presence of the stained glass system and its influences on Brazilian architecture. To do so, we classified the stained glass in their respective buildings from different periods, cities and architects, thus enabling us to perform deeper iconographic and historical analyses. The research also has an exploratory character, and several visits were made to a stained glass production and restoration studio in the city of Belo Horizonte. In addition, a time line was created encompassing the references found from the 10th century to the present day. As a result of the investigation, we highlight the changes and permanences in the practice and presence of stained glass over time, understanding their functionality in Brazilian Modernism. Finally, we wrote a monograph on the subject and launched this blog where the information obtained is gathered in a dynamic and illustrative way.
Key words: Architecture; Brazilian Modernism, Stained Glasses, Iconography, Time Line;
OBJETIVOS
Levando em consideração a importância do vitral e suas peculiaridades técnicas e, sobretudo, no Modernismo Brasileiro, a pesquisa objetivou a análise aprofundada de alguns exemplos do uso de vitrais em diferentes edificações desse estilo arquitetônico, que nos permita compreender, em um ponto de vista técnico-processual e temporal, as singularidades, as permanências, as reinvenções e as evoluções da arte do vidro ao longo dos séculos e em diferentes culturas.
Também, havia a intenção de se aprofundar nos conhecimentos teóricos acerca das origens da técnica, dos vitralistas e ateliês de grande reconhecimento no Brasil, de exemplares datados de outras épocas e contextos culturais, além das percepções quanto às referências externas captadas nas representações de alguns painéis. Não apenas isso, o estudo também tinha o intuito de se expandir no âmbito prático, que diz respeito à produção e à fabricação dessa linguagem artística.
Dessa forma, foram estabelecidas metas e pontos chaves de investigação que nortearam e serviram como base para o entendimento, posterior, do tema central tratado na pesquisa, além da própria análise fundamental, sendo estes:
1. Entender a arte secular do vitral; nesse ponto, esperava-se compreender todas as questões teórico-técnicas e histórico-críticas do vitral, abrangendo suas origens, os modos de fabricação e de restauro, se indagando quanto à manutenção e possíveis mudanças no processo, assim como nos materiais utilizados.
2. Analisar as sobrevivências históricas e as reinvenções da arte do vitral como elemento marcante na Arquitetura Modernista Brasileira; em uma perspectiva intro-artística, especulava-se de que forma a técnica no presente se relaciona com exemplares do passado medieval, descobrindo os aspectos que se mantiveram com o tempo. Ademais, era esperado o entendimento dessas inovações, questionando se foram atribuídas aos vitrais novas finalidades e significações.
3. Produção de um artigo; reunindo ambas as investigações realizadas nas etapas primordiais e primárias descritas acima, pretendia-se redigir uma monografia a partir de tais observações, investigações, reflexões e análises críticas.
4. Criação de um acervo de vitrais; motivada pela carência de registros e de estudos sobre a presença de vitrais no Brasil, e buscando-se apresentar de forma temática os casos estudados, objetivava-se a construção de um pequeno acervo para o registro de vitrais no modernismo brasileiro, estimulando a criação de um banco de dados para vitrais que fosse, posteriormente, continuado pela comunidade.
5. Site; ao fim, era esperado o desenvolvimento de uma página na Internet que abrangesse todo o conteúdo da monografia de forma lúdica, dinâmica e interativa com o intuito de aumentar o alcance e, consequentemente, a divulgação do tema tratado, estimulando pesquisas futuras sobre a arte do vitral.
METODOLOGIA
Para alcançar tais objetivos, a busca pelas informações necessárias ao longo da pesquisa se deu por meio de diferentes meios, como a consulta bibliográfica em livros e em trabalhos acadêmicos, em sites governamentais, de instituições de pesquisa e de acervos de bibliotecas, além da experimentação prática artesanal, que possibilitou o contato direto com a técnica. Dessa forma, as investigações se sucederam nas seguintes etapas:
1. Estudo teórico; iniciando os estudos, o primeiro tópico a ser desvendado foi a respeito do surgimento da técnica do vitral, compreendendo além do período e da localidade de origem, os modelos de produção e as suas finalidades originais, com destaque para a maneira como a arte do vidro floresceu na arquitetura. Posteriormente, o segundo ponto de análise abrangeu as técnicas de produção dos vitrais, descrevendo os materiais e o passo-a-passo artesanal da fabricação dos painéis, contando com a busca por projetos originais de vitralistas que atuaram no cenário brasileiro. Por último, o terceiro âmbito a ser estudado foram as Casas - nome tradicional adotado pelos ateliês - e os mestres artesãos mais renomados e de maior atuação no contexto artístico-arquitetônico do Brasil.
3. Experimentação Prática Artesanal; estendendo-se para o campo exploratório, visitas ao ateliê de produção e de restauro de vitrais, Il Vetro, foram cruciais para o aprendizado, na prática, da arte do vidro. Durante as visitas e com as instruções do vitralista Oswaldo Batista de Oliveira, ocorreu a produção de dois pequenos painéis de vitral, partindo desde os passos iniciais até a montagem do vitral, a soldagem e a niquelagem da obra. Assim, foi possível entender as nuances, delicadezas e dificuldades da técnica, além dos diferentes materiais utilizados no processo.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos ao Professor Stéphane Huchet pelos ensinamentos apresentados ao longo da pesquisa e pelas orientações que tanto serviram para o nosso aprendizado, além da paciência e confiança concedida.
Ao Sr. Oswaldo Batista de Oliveira (licuri1942@gmail.com), vitralista e artista plástico, pela disponibilidade e pela atenção dada à nós durante as visitas ao seu atelier, e por compartilhar conosco todo o seu vasto conhecimento, de longa data, sobre a arte do vidro.
Ao CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, pela oportunidade de participação na modalidade ICV - Iniciação Científica Voluntária -, e ao PIBIC - CNPq, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, pela bolsa concedida que serviu de grande incentivo e possibilitou a realização desta pesquisa.
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